Acesso Restrito
Código:
Senha:





Cadastre-se para receber nossos comunicados



Pesquisa







Pesquisa
Original
Menu 9ª Semana de Fotografia 2ª Semana de Fotografia Dia 19 - Fotojornalismo

Dia 19 de julho - 19h00 - Palestra com o Fotógrafo Leonardo Duarte
A fotografia como instrumento de transformação social

Leonardo Duarte, tem 30 anos e é natural de Juazeiro do Norte, Ceará. Veio para São Bernardo do Campo - SP com 12 anos. Aos 14 começou a trabalhar na rua, vendendo balas em ônibus e nas portas das montadoras da cidade. No começo era o trabalho precoce que o levava para a rua, depois a convivência com os amigos o fez passar cada vez mais tempo nas ruas, chegando a dormir vários dias fora de casa.

 

O interesse pela fotografia surgiu quando foi personagem de uma matéria jornalística. Quando o fotógrafo Paulo Giandalia veio fazer a imagem que iria ilustrar a reportagem, Leonardo manifestou interesse pela fotografia. Paulo deixou três rolos de filmes com ele, que foram usados avidamente. Desse trabalho, onze fotos foram publicadas na Folha de S. Paulo, sendo que uma delas na capa do jornal, o ano era 1997.

Leo comprou sua primeira câmera aos 18 anos, e a partir daí percebeu que a fotografia poderia se tornar uma arma contra as injustiças e mazelas sociais, que ele via explicitamente em seu cotidiano. Seus trabalhos têm como temática central a denúncia social e a defesa dos direitos humanos.

 

Trabalhou como free-lance para os jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico, para a revista Quem e o site UOL. Fez o ensaio fotográfico do grupo de rap Racionais MC’S para a revista Trip. Tem uma foto publicada no livro “Brasil Bom de Bola” lançado pela Editora Ponto e Meio. Atualmente mora na Vila São José – área periférica da cidade - é free-lance da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, além de desenvolver projetos paralelos de pesquisa e militância social na região em que mora.


Indique este site



Dia 19 de julho - 20h00 - Palestra com o Jornalista e Fotógrafo José Cordeiro

José Cordeiro, Jornalista.
Atua como colaborador em fotojornalismo, fotografia institucional e assessoria de imprensa. Desenvolve ensaio fotográfico sobre religiosidade popular em São Paulo. Foi vice-presidente da Arfoc-SP Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo e atualmente é membro do Comissão de Ética da entidade.



Indique este site

 

14/12/2017
67 visitantes on-line

 Afiliado a Confederação Brasileira de Fotografia

 


Fotoclube ABCclick

   2002-2017 ©.